top of page

A ARTE DO CONVIVER

​

O FESTUERN é um Programa de extensão universitária que promove um diálogo entre arte, cultura e educação, levando o teatro para a sala de aula e desta para o palco. O evento oportuniza nas escolas públicas do Estado a criação de grupos teatrais e sua continuidade, culminando em uma apresentação pública durante o período de realização do festival, que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró.

Além de promover a arte, cultura e educação, o FESTUERN caracteriza-se como um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro formados nas escolas buscam uma vivência coletiva por meio da arte cênica, afastando-se, dessa forma, das condições de vulnerabilidade e risco.

 

O XIII FESTUERN terá como tema: “A ARTE DO CONVIVER”.

 

A escolha se deu em decorrência da necessidade de toda a sociedade discutir como viver em comunidade de forma harmônica e respeitosa com as diferenças. Discutir o tema é oferecer a possibilidade de permitir que a comunidade consiga mostrar que precisamos ser tolerantes e que podemos conviver com as diferenças.

 

O conceito do bem viver traz em seu cerne, incentivos à vivência de valores como a ética, a não violência, o amor, o senso de justiça, a verdade, a compaixão, os cuidados com o ambiente em que vivemos, com nós mesmos e com os outros seres vivos que habitam o planeta, com a nossa saúde, etc., valores esses que tanta falta estão fazendo na nossa sociedade contemporânea. Portanto, torna-se crucial e urgente apresentá-los à nova geração, que ainda não se comprometeu com a mentalidade vigente. Pensarmos em trabalhar com esse tema no XIII FESTUERN de forma simples, compatível com a importância que esse conceito e suas ideias conduzem e para assim deixarmos uma reflexão no para os participantes do Festival.

 

Consideramos que ensinar valores é uma semente de novas esperanças a médio e longo prazo, visando uma vida que seja mais harmônica com a convivência com o outro e com o ambiente, para tanto a arte tem um papel fundamental como uma ferramenta capaz de conduzir a ensinamentos por meio de uma linguagem lúdica.

bottom of page